sábado, 16 de janeiro de 2010

BOLINHOS COM DOCE DE ABÓBORA







Ingredientes:
250 g de farinha
259 g de açúcar
1 ovo
80 g de manteiga ambiente
500 g de abóbora
1 pau de canela
200 g de açúcar amarelo
farinha
aroma de baunilha
sal, canela em pó
açúcar em pó q. b.
Preparação:
Polvilhe um tabuleiro com farinha. Misture a farinha com o açúcar, o ovo, uma pitada de sal e a manteiga. Amasse bem, forme uma bola, polvilhe-a com farinha e reserve-a
Descasque a abóbora e coza-a em água com uma pitada de sal e o pau de canela. Escorra-a bem, elimine a canela e reduza –a a puré. Junte-lhe o açúcar amarelo, uma pitada de canela em pó e leve-a a lume brando, mexendo sempre, até obter ponto de estrada.
Deixe arrefecer. Ligue o forno a 200 graus. Estenda a massa e corte quadrados. Os meus ficaram redondos. Recheie-os com o doce de abóbora e dobre-os, tipo travesseiros. Eu fiz redondos e ficaram muito catitas. Coloque-os sobre o tabuleiro e polvilhe-os com açúcar em pó.
Leve-os ao forno por 15 minutos. Retire-os e sirva-os mornos ou frios.

domingo, 3 de janeiro de 2010

PUDIM DE GELATINA



Ingredientes:

5 dl de gelatina de morango

1 lata de leite condensado

3 dl de natas

óleo para untar

quivis para decorar

Preparação:

Prepare a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Deixe arrefecer um pouco e junte-lhe o leite condensado, reserve. Bata as natas e envolva-as no preparado anterior. Unte uma forma de pudim com óleo. Verta o creme na forma e leve ao congelador, até solidificar. Retire, desenforme e decore com rodelas de quivi.