domingo, 27 de setembro de 2009

Robalinhos Assados no Forno com Amêndoa



Ingredientes:

3 robalinhos 50 g de amêndoas

1 alho francês 2 tomates maduros

1 dl de azeite, um pouco de chouriço

3 batatas, couve flor brócolos sal q. b.


Preparação:


Arranje os robalinhos e faça uns cortes transversais, sem separar.Tempere com um pouco de sal. Coloque nos cortes os bocadinhos de chouriço, e o miolo de amêndoa sem pele.

Disponha os robalinhos num tabuleiro. Espalhe com o alho francês, cortado em tiras finas e o tomate também em pedaços, previamente refogado no azeite. Leve ao forno a 180 graus durante cerca de 25 minutos. Coza separadamente as batatas, a couve-flor e os brócolos, em água fervente temperada com sal. Sirva os robalinhos com estes legumes.Eu só comi peixe e batatas o resto foi a minha mãe.





domingo, 20 de setembro de 2009

COELHO COM LARANJA



Ingredientes:

1 coelho 6 dentes de alho

1 ramo de salsa

1 dl de vinho da Madeira

3 laranjas 1 dl de azeite

2 dl de água quente

2 colheres (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de vinagre

Preparação:

Corte o coelho aos pedaços e tempere-os com sal, pimenta, salsa alhos picados, o vinho e o sumo de uma laranja. Deixe tomar gosto durante cerca de uma hora.


Escorra os pedaços de carne da marinada e leve-os a corar no azeite quente. Junte a marinada e, assim que ferver, adicione a água quente e cozinhe por 35 minutos, em lume brando. Leve o mel ao lume e, quando levantar fervura, junte as restantes laranjas aos gomos, sem a casca. Envolva bem e, de seguida, adicione ao molho do coelho. Rectifíque os temperos e sirva a carne regada com gotas de vinagre e decorada a gosto.





domingo, 13 de setembro de 2009

FRANGO COM ESPARGOS



Ingredientes:

3 peitos de frango

4 colheres de sopa de azeite

80 g de linguiça

2 cebolas picadas

2 dentes de alho picados

3 tomates maduros

1 dl de vinho branco seco

1 dl de caldo de carne

1 molho de espargos

sal e pimenta q. b.

Preparação:

Tempere os peitos de frango com sal e pimenta. Num tacho, aqueça o azeite e refogue as cebolas e os alhos com a linguiça, cortada em rodelas finas; junte o frango, envolva no refogado e deixe tomar cor; regue com o vinho branco e espere que reduza, em lume vivo; adicione o tomate sem pele e esmagado; tape e deixe estufar em lume lento; vá acrescentando caldo, sempre que necessário. Raspe os caules dos espargos e corte as extremidades duras coza em água e sal; junte ao frango, nos últimos minutos; rectifique os temperos e sirva.



domingo, 6 de setembro de 2009

SALADA de GRÃO-de-BICO



Ingredientes:

500 de grão-de-bico,cozido

6 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de salsa picada

1 posta de bacalhau cozido

sal e pimenta q. b.

2 colheres (sopa) de vinagre

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a finamente. Leve ao lume o azeite, junte-lhe a cebola picada e deixe-a estalar. Adicione depois o grão cozido, o bacalhau e a salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deite numa saladeira. Juntelhe o vinagre, misture bem e deixe arrefecer. Sirva a salada decorada com folhas de alface ao seu gosto.