domingo, 28 de junho de 2009

Salsichas Com Couve-de-bruxelas


Ingredientes:

1 kg de couves-de-bruxelas 2 dentes

de alho 1 colher de sopa de manteiga

5 salsichas 1 dl de vinho branco 2 dl

de natas 2 colheres de sopa de queijo

ralado açafrão q. b. e sal q. b.

Preparação:

Arranje as couves, lave e coza-as em água temperada de sal. Retire, e reserve. Pique os alhos, refogue na manteiga e junte as salsichas cortadas em pedaços. Salteie, refresque com o vinho branco.Deixe ao lume até reduzir um pouco. Adicione as natas, o açafrão, sal e as couves. Envolva e cozinhe durante mais cinco minutos. Retire para um pirex, polvilhe com o queijo e leve ao forno para gratinar. Retire e sirva.


domingo, 21 de junho de 2009

ESPARGUETE COM PERU


Ingredientes:
300 g de esparguete
400 g de peru
1 pimento vermelho
1 colher(sopa) de azeite
1 dl de natas
1 d dl de maionese
1 raminha de salsa
sal e pimenta q. b.
Preparação:
Coza o esparguete em água abundante, temperada com sal e o fio de azeite, durante oito minutos. Corte o peru e o pimento em tirinhas.
Num recipiente com o azeite, coloque as tirinhas de peru e pimento e tempere com sal e pimenta .Deixe cozinhar por três minutos. Junte a massa e envolva.
Misture a maionese com as natas. Regue o esparguete e sirva decorado com salsa.

domingo, 14 de junho de 2009

BOLO DE ALFARROBA


Ingredientes:
5 ovos, 400 g de farinha
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 colheres de sopa de farinha de alfarroba
300 g de açúcar, 3 dl de leite
6 colheres de sopa de manteiga
5 gotas de essência de baunilha
amêndoa q. b.
Preparação:
Misturar a farinha de trigo com o fermento e juntar a de alfarroba, e o açúcar. Juntar o leite com a manteiga derretida e misturar levemente. Acrescentar a essência de baunilha, os ovos e envolver no preparado anterior, batendo ligeiramente até formar uma massa cremosa. Eu (usei a batedeira eléctrica. Colocar o preparado numa forma untada, e polvilhada com farinha. Leve a cozer por 30 minutos a 190 graus. Fazer o teste do palito. A receita não tinha amêndoa mas o dito cujo ficava tão Africano!!!

domingo, 7 de junho de 2009

ARROZ DE CENOURA COM PEIXE FRITO


Ingredientes:
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 cebola média
300 g de arroz basmati
6 dl de água sal q. b.
Preparação:
Coloque uma caçarola ao lume com o azeite, os dentes de alho e a cebola picados e a cenoura, previamente descascada e ralada. Junte o arroz e deixe fritar um pouco.

Regue o preparado anterior com a água a ferver e tempere-o com sal. Reduza o lume e deixe o arroz cozer, durante 12 minutos. Retire-o do lume e sirva-o de seguida.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ALMÔNDEGAS Com Favinhas




Ingredientes:
500 de carne de vaca picada
250 g de carne de porco picada
1 kg de favinhas
2 cebolas grandes
4 dentes de alho picados
2 cenouras
1 dl de azeite
0,5 dl de vinho branco
1 ramo de salsa
farinha, sal e pimenta q. b.
Preparação:

Coloque as carnes picadas numa tigela com 2 dentes de alho também picados, sal e pimenta e misture tudo muito bem. Forme com as mãos pequenas bolas de carne, passe por farinha e reserve. Descasque e pique finamente as cebolas e os restantes alhos.Raspe e corte as cenouras em rodelas. Lave e pique a salsa. Leve ao lume uma caçarola com o azeite e refogue a cebola e os alhos picados. Junte as bolas de carne e deixe alourar, virando-as de vez em quando. Regue com o vinho e deixe ferver e reduzir em lume vivo. Adicione a cenoura e a salsa, tape e acabe de cozinhar em lume brando. À parte, coza as favinhas em água e sal, escorra e sirva com as almôndegas