segunda-feira, 25 de maio de 2009

TORTA DE BACALHAU


Ingredientes:
1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite, 1 ramo de salsa 100 g de bacalhau 1 dl de molho bechamel de compra 4 colheres (sopa) de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó 4 ovos, sal e pimenta q. b. 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres(sopa) de pão ralado 150 g de fatias de fiambre 1 folha de louro 4 folhas de alface


Preparação:

Refogue a cebola e dois dentes de alho picados no azeite. Transfira para um copo misturador e junte a salsa picada e o bacalhau previamente cozido e lascado. Triture bem e misture o molho bechamel , a farinha e o fermento. Envolva as gemas batidas e, por fim, as claras em castelo firme. Tempere com sal e pimenta. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Unte-o com metade da manteiga e polvilhe com o pão ralado. Verta o preparado de bacalhau e asse a 200 graus por 25 minutos. Disponha uma folha de papel vegetal sobre um pano esticado e unte-a com a restante manteiga. Desenforme a massa e cubra com as fatias de fiambre. Enrole e deixe repousar, por 20 minutos. Entretanto, ferva 1 dl da água do bacalhau com o restante alho esmagado, o louro e o tomate aos pedaços. Tempere com sal e retire o louro. Triture com a varinha-mágica e passe por um passador. Sirva a torta com as folhas de alface e o molho de tomate.Como devem ver eu saltei esta parte.

sábado, 9 de maio de 2009

LOMBO DE PORCO COM CERVEJA



Ingredientes:

800 g de porco

2 colheres (sopa) de óleo

1 ramo de alecrim

4 dentes de alho

1 cebola

tomilho fresco

1 lata de cerveja sal q. b.

Preparação:

Limpe a carne de gorduras e tempere-a com sal. Numa panela, aqueça o óleo com o alecrim. Aloure o lombo de ambos os lados e transfira, de seguida, para um tabuleiro de forno. Junte os alhos, a cebola aos quartos um pouco de tomilho e a cerveja e leve ao forno a 200 graus, durante aproximadamente cerca de 45 minutos. Se o molho secar, vá adicionando água quente aos poucos. Passado o tempo estipulado, retire o tabuleiro do forno. Corte a carne ás fatias, respeitando o mesmo tamanho em todas elas, e regue-as com o molho. Por fim, decore com tomilho picado. A verdura foi para a minha mãe! Claro eu comi umas batatinhas fritas.


sexta-feira, 1 de maio de 2009

SINFONIA DE ANANÁS



Ingredientes:

1 lata de ananás em calda

50 g de açúcar

sumo de 1/2 limão

COBERTURA:

1 saqueta de pudim instantâneo de caramelo

3 colheres(sopa) de açúcar

5 dl de leite

DECORAÇÃO:

3 dl de natas frias

70 g de açúcar

grageias coloridas para polvilhar.

Preparação:

Corte o ananás aos pedaços, pequenos, reservando uma rodela para a decoração, e leve ao lume com a calda, o açúcar e o sumo de limão. Deixe cozinhar cerca de dez minutos e retire do lume. Escorra bem e transfira para uma travessa de vidro. Entretanto, misture o pudim com o açúcar e o leite e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume e verta por cima do ananás. Deixe arrefecer bem e leve ao congelador. Na hora de servir, bata as natas bem frias com o açúcar e coloque por cima do preparado já solidificado.Polvilhe com grageias coloridas e decore com a rodela de ananás reservada.