segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

FRANGO COM ARROZ DE PIMENTOS





Ingredientes:

1 frango médio

1 pimento vermelho

1 pimento verde

1 cebola

6 dentes de alho

100 g de bacon

300 g de arroz

125 g de chouriço

1 dl de azeite 7 dl de água

50 g de pinhões

100 g de ameixas secas

sal e pimenta q. b.


Preparação:


Comece por lavar e cortar o frango em pedaços. Tempere com sal, pimenta,o pimento vermelho, o pimento verde, os alhos, picados, a cebola picada. Deixe marinar, durante uma hora. Regue com o azeite e leve ao lume durante 15 minutos. Findo este tempo adicione o bacon, o chouriço, os pinhões, as ameixas. Deixe cozinhar mais 5 minutos. Adicione a água deixe ferver, deite o arroz; deixe cozinhar mais 10 minutos.





quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PARRAMEIROS





20 g de fermento de padeiro


1 dl de água morna


600 g de farinha de trigo


0,,5 dl de leite


1 colher (de chá) de canela em pó


30 g de margarina derretida


220 g de açúcar


1 colher (de chá) de erva-doce


1 limão (raspa)


2 ovos, 1 gema


farinha q. b.


PREPARAÇÃO:


Ligue o forno a 200 graus. Polvilhe um tabuleiro com farinha. Desfaça o fermento na água e misture-o com 150 g da farinha. Amasse e deixe levedar por 30 minutos. Num recipiente, coloque a restante farinha, abralhe uma cova no meio e junte a massa fermentada. À medida que vai amassando, junte 1 dl de água e o leite. Seguidamente, acrescente a canela, a margarina derretida, o açúcar, a erva-doce, a raspa do limão e os ovos. Amasse tudo muito bem. Molde então pequenas porções de massa em forma de ferradura e coloque-as no tabuleiro. Deixe os bolos repousar um pouco e pincele-os com a gema, misturada com um pouco de água. Leve-os ao forno por cerca de 15 minutos. Retire-os e sirva-os.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CHOCOS EM COROA DE ARROZ






Ingredientes:


1,5 kg de chocos, 2 folhas de louro


6 dentes de alho, pimenta q. b.


2 colheres(sopa) de manteiga


300 g de arroz, 2 cebolas


1 dl de azeite, sal q. b.


2 tomates maduros


1 colher (chá) de colorau


2 dl de vinho branco


1 ramo de coentros


PREPARAÇÃO:


Leve os chocos a cozer na panela de pressão por 20 minutos com água temperada com as folhas de louro e pimenta. Refogue metade dos alhos com metade da manteiga e junte o arroz. Envolva e regue com 7 dl de água quente. Tempere com sal e cozinhe lentamente com o tacho tapado por 10 minutos. Unte uma forma de buraco com a restante manteiga e deite o arroz, calque um pouco e reserve. Refogue as cebolas e os restantes alhos picados no azeite, junte os chocos partidos aos bucados e o tomate aos pedaços e acrescente o colorau. Regue com o vinho e tempere. Cozinhe lentamente durante 20 minutos. Adicione os coentros e reserve. Desenforme o arroz sobre um prato de servir e coloque no centro os chocos com o molho. Sirva de seguida, decorado com coentros picados. Pode fazer esta receita com polvo.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

BIFANAS DE PORCO COM LARANJA E GENGIBRE






Ingredientes:


4 bifanas de porco


sal e pimetaq. b.


1 colher (chá) de gengibre ralado


1,5 dl de sumo de laranja


1 colher (sopa) de óleo


25 g de sultanas


1 colher (chá) de maisena


1 colher (sopa) de molho inglês


salsa picada.


Preparação:


Tempere as bifanas de ambos os lados, com sal, pimenta, gengibre picado e um pouco de sumo de laranja. Aqueça o óleo numa frigideira e assim que estiver quente, frite as bifanas até ficarem totalmente douradas. Logo que ganhem cor, adicione as sultanas. Dissolva a maisena no restante sumo de laranja e deite sobre a carne. Junte o molho inglês e deixe cozinhar até espessar. Coloque as bifanas numa travessa e regue com o molho. Polvilhe com a salsa picada para dar um pouco de cor e sirva acompanhado com esparguete. Pode fazer esta receita com costeletas.