terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BOLINHOS DE NOZ





Ingredientes:


100 g de farinha de trigo


200 g de miolo de noz triturado


100 g de manteiga à temperatura ambiente


100 g de açúcar 1 ovo


manteiga para untar


miolo de noz q. b.


Preparação:


Ligue o forno a 180 graus. Unte um tabuleiro com manteiga, forre-o com papel vegetal também untado e reserve. Misture a farinha com o miolo de noz. À parte, envolva a manteiga com o açúcar, até obter um creme. Adicione o ovo e a farinha e amasse até obter uma mistura homogénia. Faça os bolinhos em forma de"e" e pincele-os com ovo. Transfira-os para o tabuleiro e por cima de cada um coloque uma metade de noz. Leve a meio do forno, durante mais ou menos 30 minutos e deixe arrefecer.




sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CONCHAS COM CARNE DE PORCO






INGREDIENTES:

600 g de carne de porco

0,5 de azeite

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

3 tomates

2 cenouras

2 colheres (sopa) de polpa de tomate

1 dl de vinho branco

7 dl de caldo de galinha

300 g de massa de conchas

1 ramo de orégãos frescos não tinha deitei secos

sal e pimenta q. b.

PREPARAÇÃO:

Corte a carne em cubos e tempere-os com sal e pimenta.Aqueça o azeite e refogue nele a cebola, os alhos picados e o louro. Adicione a carne e refogue-a em lume brando. Retire a pele e as sementes ao tomate, descasque as cenouras e corte-as em cubos pequenos. Entretanto, junte o tomate picado e a polpa ao refogado da carne. Acrescente o vinho e o caldo de galinha. Deixe cozinhar, em lume brando, por 15 minutos. Decorrido este tempo, junte a cenoura; passado 5 minutos junte a massa. Envolva bem o preparado anterior, tape o tacho e deixe cozinhar por mais 8 minutos. Retire-o do lume e deixe repousar, sem retirar a tampa do tacho. Rectifique os temperos, disponha os órégãos por cima da massa e sirva.






quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

MIMINHOS








A minha amiga Isabel que Vive sempre

com os Anjinhos!!!

Lembrou-se de mim e ofereceu-me

estes 3 miminhos!

Claro eu tinha de passar a 15 meninas (os)

Isabel não achas que isso é muito para mim!

Vou oferecer a todas as pessoas que passam

no meu cantinho...




domingo, 18 de janeiro de 2009

ESPARGUETE À BOLONHESA






Ingredientes:


1 cebola média


3 dentes de alho


4 colheres(sopa) de azeite


650 g de carne de vaca picada


1 lata pequena de tomate pelado


1 colher (sopa) de salsa picada


300 g de esparguete


sal e pimenta q. b.


Preparação:


Pique a cebola e o alho e refogue-os no azeite. Adicione a carne picada e envolva-a. Tape o tacho e deixe cozinhar, em lume médio, por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Decorrido aquele tempo, acrescente o tomate picado, a salsa e tempere com sal e pimenta. Mexa tudo, tape e aguarde que cozinhe por mais oito minutos, em lume brando, mexendo ocasionalmente. Entretanto, coloque um tacho com água ao lume e, quando esta começar a ferver, coloque o esparguete a cozer. Quando estiver cozido, escorra-o, misture-lhe o preparado de carne picada e sirva de imediato.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

DELÍCIA DE BOLACHA DA CELESTE






INGREDIENTES:

100 g de bolacha Maria


1 pacote de natas 5 ovos


50 g de açúcar 2,5 dl de leite


canela ou raspa de limão ou chocolate


amêndoa triturada q. b.


PREPARAÇÃO:


Deite as bolachas para um tacho e junte-lhes o leite. deixe-as amolecer até ficarem desfeitas, junte o açúcar e os ovos, mexa bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até borbulhar. Retire do lume e deixe arrefecer numa taça. Coloque por cima a amêndoa e sobre esta o chantilly, que se prepara batendo as natas com 3 colheres de sopa de açúcar. No final, depois de coberto o doce, polvilha-se com o o chocolate ou canela conforme o gosto. Eu coloquei as duas.






segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

STROGONOFF DE FRANGO






INGREDIENTES:


500 g de peito de frango sem pele


2 pacotes de nata fresca para culinária


200 g de cogumelos frescos


1 cebola 2 de alho


3 colheres (sopa) azeite


1 colher (sopa) de manteiga


3 colheres (sopa) ketchup

sal e pimenta q. b.


PREPARAÇÃO:


Comece por lavar os cogumelos, laminá-los e levá-los ao lume numa frigideira com a manteiga já derretida, deixando-os cozinhar até que toda a água evapore e até que os cogumelos fiquem douradinhos. Então retire do lume e reserve. Corte os peitos de frango em tiras. Leve ao lume uma frigideira com o azeite e, quando este já estiver quente, adicione as tiras de frango e deixe cozinhar até ficaram bem douradinhas. Retire-as e reserve-as. À gordura, junte a cebola cortada em meias luas finas, o alho picado e deixe cozinhar até que a cebola fique macia. De seguida volte a adicionar o frango, depois os cogumelos, o ketchup, a fresca, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até que o molho fique espesso e cremoso. Retire, polvilhe com salsa picada e pimenta rosa em grão e sirva com arroz branco.







quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ARROZ DE TÂMARAS


Ingredientes:
300 g de arroz, 1 cebola, 2 dentes
de alho, 100 g de manteiga, 1 pau
de canela, 1 flor de anis estrelado
50 g de pinhões, 100 g de miolo de
noz, 100 g de tâmaras descaroçadas
1/2 pimento vermelho, 7 dl de água
1 colher de chá de açafrão sal q. b.
PREPARAÇÃO:
Refogue a cebola e o alho picados na manteiga. Adicione o pau de canela, o anis estrelado e o arroz; deixe fritar um pouco. Junte ao preparado anterior os pinhões, o miolo de noz, as tâmaras e o pimento vermelho, cortado em cubos. Tempere com sal e açafrão. Regue o arroz com a água a ferver, reduza o lume e deixe cozer durante 12 minutos, aproximadamente. Retire e sirva em seguida.

domingo, 4 de janeiro de 2009

MASSA VERDE COM CAMARÃO







Ingredientes:


800 g de camarão grande


300 g de massa tagliatelle verde


1 dl de azeite 3 dentes de alho


1 dl de vinho branco 1 dl de natas


sal e pimenta q. b.


PREPARAÇÃO:


Coza a massa em água abundante e sal, escorra e deite numa travessa aquecida. Arranje os camarões: retire a pele e as cabeças: deixe 3 com cabeça para a decoração. Coloque o azeite numa frigideira com os alhos laminados, deite os camarões, e deixe fritar, virando-os para não deixar queimar; refresque com o vinho branco, deixe que este ferva e reduza, o lume, junte as natas e envolva; mantenha a fervura em lume brando e deite o preparado sobre a massa





quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

BOLO DE LARANJA ENSOPADO





Ingredientes:

150 g de manteiga

300 g de açúcar

6 ovos

300 g de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

1 laranja sumo e raspa para a calda

sumo de 2 laranjas e 50 g de açúcar

PREPARAÇÃO:

Numa tigela larga amasse bem a manteiga com o açúcar, até deixar de sentir o açúcar. Nessa altura, junte os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Á parte, peneire a farinha, com o fermento, e envolva no preparado anterior. Por fim, acrescente o sumo e a raspa da laranja e amasse.Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno a 180 graus, mais ou menos 40 minutos. Desenforme morno e pique o bolo com um palito. Para fazer a calda, misture muito bem o sumo das laranjas com o açúcar, até dissolver o açúcar por completo. Verta-a pouco a pouco sobre o bolo. Pode decorar com umas rodelas de laranja! 2009