segunda-feira, 25 de maio de 2009

TORTA DE BACALHAU


Ingredientes:
1 cebola 3 dentes de alho 1 dl de azeite, 1 ramo de salsa 100 g de bacalhau 1 dl de molho bechamel de compra 4 colheres (sopa) de farinha 1 colher (chá) de fermento em pó 4 ovos, sal e pimenta q. b. 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres(sopa) de pão ralado 150 g de fatias de fiambre 1 folha de louro 4 folhas de alface


Preparação:

Refogue a cebola e dois dentes de alho picados no azeite. Transfira para um copo misturador e junte a salsa picada e o bacalhau previamente cozido e lascado. Triture bem e misture o molho bechamel , a farinha e o fermento. Envolva as gemas batidas e, por fim, as claras em castelo firme. Tempere com sal e pimenta. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Unte-o com metade da manteiga e polvilhe com o pão ralado. Verta o preparado de bacalhau e asse a 200 graus por 25 minutos. Disponha uma folha de papel vegetal sobre um pano esticado e unte-a com a restante manteiga. Desenforme a massa e cubra com as fatias de fiambre. Enrole e deixe repousar, por 20 minutos. Entretanto, ferva 1 dl da água do bacalhau com o restante alho esmagado, o louro e o tomate aos pedaços. Tempere com sal e retire o louro. Triture com a varinha-mágica e passe por um passador. Sirva a torta com as folhas de alface e o molho de tomate.Como devem ver eu saltei esta parte.

29 comentários:

receitasdapiteca disse...

Que bela torta, muito original! Parece ser uma delícia!
Bjcas.

Amanda Ramos disse...

Ficou um espetáculo isso!!Adorei!

RaSena disse...

hummmm!
nuno, esse rocambole de bacalhau - deve ser divino.
Tenha uma boa semana!
abraços

Fabrine Pacifico disse...

Olá entrei, gostei e estou te seguindo. rsrssr
Receitas ótimas. Parabéns

Sabores de Aromas disse...

Nuno,
Que bela torta,de bacalhau.Tem uma apresentação linda.E deve estar deliciosa.

bjs

Luciana Macêdo disse...

Que delícia de receita.Mais uma para os meus lanches do final de semana. Não conhecia esta massa com bacalhau.Uma ótima idéia.
Abraço!

anna disse...

Esta tua torta de bacalhau é fascinante, pelo belo aspecto e pelo sabor que se deixa adivinhar...
Se eu soubesse enrolar tortas direitinho (lol), garanto que a fazia já no próximo sábado...
Beijinhos.

Patyxa disse...

Que torta espectacular...
Nunca eu me lembraria de tal coisa
Beijoka

Babalu disse...

Tenho de experimentar, ficou linda!!!
Bjkas

Mary disse...

Ena, temos festa! Bem, que torta tão colorida e original...se é de bacalhau é excelente, mas adorei o toque muito chique do fiambre pelo meio!
Nuno, está aprovadíssimo, 11 estrelas! Hehehe:)

Rosana Albuquerque disse...

Olá!!Obrigada por passar no meu blog e virar um seguidor.Gostei muito do seu e sempre estarei por aqui.Òtima receita essa,ainda não tinha visto uma massa assim..Adorei!!
Excelente semana..
Uma abraço.

Rosana Albuquerque disse...

Olá!!Obrigada por passar no meu blog e virar um seguidor.Gostei muito do seu e sempre estarei por aqui.Òtima receita essa,ainda não tinha visto uma massa assim..Adorei!!
Excelente semana..
Uma abraço.

Rosana Albuquerque disse...

Olá!!Obrigada por passar no meu blog e virar um seguidor.Gostei muito do seu e sempre estarei por aqui.Òtima receita essa,ainda não tinha visto uma massa assim..Adorei!!
Excelente semana..
Uma abraço.

seruga disse...

bem ...k delícia!

Verdinha disse...

mmm desconhecia o blog, gostei muito :) Vou passar a ser visitante regular!

Esta torta tem muitooo bom aspecto... e para refeiçao mesmo fria deve ser muito boa!

moranguita disse...

uma excelente torta nuno. eu para mim faço o molhinho eu adoroooooo
beijinhos e uma boa semana

Manuela disse...

Nuno a tua torta ficou lindíssima!Um beijinho:))

Teretete na cozinha disse...

hum, torta apetitosa!!

Ana Powell disse...

Adorei esta tua sugestão e fiquei com a tua maravilhosa receita x

✿✿✿ disse...

Adoro tortas...e também gosto muito de bacalhau... por isso esta receita deve ser excelente!
bjs

Marlene disse...

Nuno olá como vai? Esta receita chamou-me a tenção! O aspécto esta divinal. Aqui não chamamos de torta , mas sim de rocambole pois a massa é enrolada, mas é só um detalhe! O recheio sou suspeita para falar pois, adoro bacalhau, ficou perfeito a combinação é perfeita! Bom final de semana para ti!

Natércia disse...

Nuno mas que menino prendado ficou maravilhosa. Um beijinho...

Edilia disse...

Maravilha esta torta,adoro rocambole salgado.
Edilia

joana flor disse...

Nuno a tua torta ficou uma delicia. Um bjs:))

Tita disse...

já agora uma pergunta,que ervinha é essa que está a decorar esta linda torta?
gostaria de o convidar a tirar fotos das ervas aromáticas que costuma usar, identificando-as apenas, é só mais uma foto, assim quem não conhece sempre fica com uma ideia e não compra ao engano ou tira da horta uma que não a da receita.....

Gosto de visitar a sua cozinha

Tita

A Trofa tem Cozinheira disse...

Esta vou ter de fazer!! ADOREI!
Parabens Nuno!

Ana Powell disse...

Bom dia Nuno
Vim agradeçer a tua receita, finalmente fiz e gostamos imenso.
Acabei de postá-la no meu Blog.
Continua a deliciar-nos x

Mª Ángeles Sánchez disse...

buenos día desd Málaga.
Un descubrimiento, su cocina. Me pasaré más por lla,pero con un traductor.

Meias de Seda (Suzy) disse...

Nossa, estou salivando só de olhar suas receitas...rs
Vou testar essa torta qualquer hora ;)