quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PARRAMEIROS





20 g de fermento de padeiro


1 dl de água morna


600 g de farinha de trigo


0,,5 dl de leite


1 colher (de chá) de canela em pó


30 g de margarina derretida


220 g de açúcar


1 colher (de chá) de erva-doce


1 limão (raspa)


2 ovos, 1 gema


farinha q. b.


PREPARAÇÃO:


Ligue o forno a 200 graus. Polvilhe um tabuleiro com farinha. Desfaça o fermento na água e misture-o com 150 g da farinha. Amasse e deixe levedar por 30 minutos. Num recipiente, coloque a restante farinha, abralhe uma cova no meio e junte a massa fermentada. À medida que vai amassando, junte 1 dl de água e o leite. Seguidamente, acrescente a canela, a margarina derretida, o açúcar, a erva-doce, a raspa do limão e os ovos. Amasse tudo muito bem. Molde então pequenas porções de massa em forma de ferradura e coloque-as no tabuleiro. Deixe os bolos repousar um pouco e pincele-os com a gema, misturada com um pouco de água. Leve-os ao forno por cerca de 15 minutos. Retire-os e sirva-os.


18 comentários:

Mary disse...

Bem, desconhecia estes "parrameiros"!
Mas pelos ingredientes devem ser maravilhosos, ou não levassem as minhas duas especiarias preferidas! Beijinhos. lol:)

Xana disse...

K jeitoso é este rapaz :).. Ficaram apetitosos...
bjinhus

Rita disse...

Parece-me muito bem;) Não conhecia realmente esta receita

Beijo

risonha disse...

que bons devem ser!!
para acompanhar um chá é do melhor!

Raspas de Laranja disse...

A primeira vez que li o titulo, até li Paramédicos! :)
Onde foste buscar tu este nome? Ficaram bem lindos e devem ser bons com doce e fiambre (lá está a lambona eheheh!). Bjs

claudia disse...

Mas que belos e deliciosos bolinhos para o pequeno almoço!

Emília disse...

O aroma deve ter ficado muito gostoso!!
Beijinhos

Marlene disse...

Nuno o que que é isso? Eu adorei hummm fiquei com a boca cheia d'água! Assim que der farei! Beijos

belinhagulosinha disse...

Nuno que bonitos ficaram,adoro estes bolinhos,jinhos grandes

Ricardo disse...

Que giros que estao ....adorei mesmo parecem paes, mas sao bolos nao é...gostei mesmo ..desejo um bom valentino...

se alguem quer uma dentadinha amorosa: http://s1.bitefight.org/c.php?uid=196159

Mundo de Alice disse...

que lindos Parrameiros!!!
nunca tinha ouvido falar!!
devem ser deliciosos
bjs

receitasdapiteca disse...

Que bom aspecto! Com um bocadinho de manteiga devem de ficar melhor que bons! :)
Bjcas.

Pipas disse...

Ola!
Bom aspecto tem nuno.
bjs
Andreia

Pipas disse...

Ola!
Bom aspecto tem nuno.
bjs
Andreia

Elisabete disse...

Olá Nuno. Gostei do seu blog, em especial destes parrameiros a que eu na minha infância chamava ferraduras. Deliciosos.

Deixie-lhe um miminho no meu blog se quiser.

Anita Catita disse...

Olá Nuno,
sabes aqui na minha terra são chamados Bolos de Perna ( nunca entendi porque tem duas) e são oferta da noiva aos vizinhos que não vão ao casamento, os nossos não levam canela nem erva-doce, mas sim limão.Qualquer dia experimento esses.

bjs

Simplesmente Mariza disse...

Nuno, estou passeando pelas tuas receitas e estou encantada. Só coisas gostosas. Tudo de bom!

Vera Ferraz disse...

yei! Isto é tão bom!!! Adoro parrameiros :p